domingo, 4 de abril de 2021

eTwinning – A COMUNIDADE DE ESCOLAS EUROPEIAS

 

Apesar do contexto de ensino à distância que tem dominado nas diversas escolas envolvidas nos projetos eTwinning, os professores adaptaram as estratégias e atividades de forma a dar continuidade ao trabalho colaborativo desenvolvido desde setembro e concretizar os objetivos definidos. 

Utilizando a língua inglesa/francesa (consoante o projeto) como língua de comunicação os alunos continuam a interagir uns com os outros explorando as diversas temáticas do currículo, desenvolvendo atividades colaborativas e partilhando experiências culturais e pessoais.

 

 Atividades desenvolvidas:




PROJETO: Moi, (mon) l’école et son importance, mon avenir 
Os alunos das turmas A e C do 9º ano apresentaram aos alunos das escolas parceiras (Alemanha, Itália, Roménia e Espanha) a região do Douro e a vila de São João da Pesqueira através de uma banda desenhada / vídeo que realizaram colaborativamente; atividade essa inserida também no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi ainda feito um roteiro de viajem, de Portugal a Espanha, Itália, Roménia, a acabar na Alemanha. JETEZ UN COUP D’OEIL SUR: https://www.pictramap.com/app/view?p=0f861e

Os alunos portugueses partilharam também outro vídeo realizado colaborativamente pelas duas turmas sobre a sua escola e o sistema educativo português com o objetivo de, no 3º período, todos os alunos dos vários países poderem comparar as diferentes realidades. Finalmente, ao longo deste segundo período, os alunos discutiram, partilharam ideias e trocaram opiniões e mensagens no fórum de discussões. Em maio está já programada uma videoconferência com todos os participantes de forma a que os discentes interajam.

 



 


 

PROJETO: Friends beyond borders Com os alunos das escolas parceiras (Espanha, Polonia e Ilha da Reunião), os alunos da turma B do 9º ano resolveram diversos exercícios lúdicos interativos de vocabulário sobre a alimentação e hábitos saudáveis e pouco saudáveis que resultaram na gravação de vídeos individuais no Flipgrid nos quais falaram do seu estilo de vida; construíram ainda um vídeo colaborativo sobre a escola e o sistema educativo português com o objetivo de, no 3º período, todos os alunos dos vários países poderem comparar as diferentes realidades. Foi ainda feito um outro vídeo sobre a região do Douro e a vila de São João da Pesqueira; atividade essa inserida também no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi ainda feito um roteiro de viajem, de Portugal a Espanha, Ilha da Reunião, Turquia, a acabar na Polonia. TAKE A LOOK AT:

 https://www.pictramap.com/app/view?p=1aff04 Ao longo deste segundo período, os alunos também discutiram, partilharam ideias e trocaram opiniões e mensagens no fórum de discussões. Finalmente, no dia 23 de março, os discentes das diferentes escolas encontraram-se numa videoconferência na qual puderam interagir. As reações foram imediatas e foi pedido para que a atividade se repetisse, isto nos vários países!! J J J

 


 




Os projetos eTwinning têm permitido a utilização da língua inglesa/ francesa em contextos reais e significativos bem como o desenvolvimento do espírito de cidadania europeia através de atividades e aprendizagens ativas e colaborativas e a utilização de diversas ferramentas tecnológicas. 

 

 

 

 

Paula Ferreira

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário