O
CAA procura transmitir aprendizagens que facilitam a autonomia contribuindo
para a formação integral das crianças que apresentam formas diferentes de
aceder à aprendizagem. O desenho, a dança, a música, a pintura a educação
física e outras formas de expressão artística são consideradas por muitos como
atividades recreativas e de pouca importância, no entanto, a arte e a cultura
na educação inclusiva são disciplinas fundamentais, pois contribuem para o
desenvolvimento integral da criança. Favorecem o autoconhecimento, a
exteriorização das emoções, a criatividade, a sensibilidade, a empatia, a
autonomia e o reconhecimento das diferenças são algumas habilidades denominadas
como socio-emocionais que são fortemente estimuladas por estas práticas. Não há
como alcançar uma aprendizagem efetiva se não for dada a devida atenção às
diferentes formas de a criança vivenciar, perceber e conhecer o mundo. Para que
as coisas façam sentido, os nossos alunos precisam de estabelecer conexões externas e
internas, e é exatamente nesse ponto que o ensino das artes se mostra
relevante.
O ensino artístico incentiva o conhecimento
de si e o reconhecimento do outro como um ser igualmente dotado de caraterísticas
que o tornam único.
Ser capaz de reconhecer as suas próprias
limitações e potencialidades, assim como as do outro, é uma maneira de
fortalecer a autoconfiança e a empatia. Além disso se os alunos aprendem a
expressar as suas emoções tendem a construir relacionamentos interpessoais mais
saudáveis e equilibrados.
As artes também são um ótimo meio de ampliação
de horizontes, pois perceber a variedade de cores, formatos, tamanhos, posições
e símbolos que compõem o mundo amplia os nossos horizontes, ou seja, alarga o
nosso universo de possibilidades de conhecimento e de interpretação do mundo
que nos cerca.
Saber que existem infinitas formas de
sentir e representar a realidade vivida desenvolve a capacidade de questionar
as coisas, de perceber e pensar para além do óbvio e, consequentemente, de
elaborar soluções criativas para os desafios que surgem ao longo da vida
escolar e extraescolar.
Seguindo estas premissas do saber
significativo e inclusivo, neste período no CAA
as docentes de Ed. Especial e os docentes que colaboram nesta sala
desenvolveram as aprendizagens tendo por base os saberes artísticos, o que
permitiu o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos. Os trabalhos realizados
falam por si.
Apreciem a arte que realizamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário